quinta-feira, 5 de junho de 2008

Preparando a Cena

Work shop do Ebinho Cardoso na Casa Fora do Eixo
Por:Fernando Schaer

Como de costume, antes de ontem foi outra terça-feira instrutiva e de aprendizado na Casa Fora do Exo. Rolou outra edição do projeto Preparando a Cena, desta vez, com um dos contra-baixista mais conceituados nacionalmente e até na gringa, o matogrossense Ebinho Cardoso.
O work shop não tinha um roteiro pronto, criando um ambiente interativo e descontraído para os baixistas e guitarrista que estavam presentes. Ebinho abordou muito sobre seu livro Harmonia e Dicionário de acorde para baixo elétrico, tirando dúvidas relacionadas a técnica de slap, ,jazz, falando da metodologia utilizada pelos africanos e norte americanos para tocar e estudar o contra baixo. Além disso, falou sobre técnicas da mão direita e no final disse que "não basta ser pedreiro, antes tem que ser musico".
Quem comanda a próxima terça é Dj Taba, abordando o tema discotecagem as 19h, vai perder?

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Preparando a Cena e Work shop de ritmos amazonicos


Por:Fernando Schaer
Foto:Paulo Kyd

Dando continuação ao Projeto Preparando Cena, na última terça feira (27) rolou o segundo work shop do ano na Casa Fora do Eixo com o Ynaiã Benthroldo, baterista da banda Macaco Bong, que lançou seu primeiro cd , entitulado Artista Igual Pedreiro, na Casa Fora do Eixo, sábado (31).

O work shop teve início com o Ynaiã explicando formas de segurar a baqueta, técnicas de pivô , contra tempos, acentuação do tempo, que podem ser feitas de várias formas, e de como instrumentista tem que conhecer o seu instrumento, e ele mesmo descobrir a sua personalidade dentro do instrumento, fazendo com que sua forma de tocar tenha a sua cara.

Por:Fernando Schaer
Foto:Renato Reis
Já no domingo (1/05), na Casa Fora do Eixo rolou um work shop que não estava na programação, e mesmo sendo feito de última hora rolou bem legal. Quem aplicou ele foi o baterista Ivan da banda Madame Saatan(PA), falando sobre ritimos amazônicos, em especial o Carimbó, sobre como ele vem estudando esse ritmo e introduzindo nas músicas do Madame, e falando como cada pessoa pode pegar um ritmo folclórico da sua região e colocar na sua forma de tocar.
E logo após rolou uma pequena jam session do Ivan com o contra-baixista Ebinho Cardoso, que também foi uma das pessoas que se arriscaram a tocar o carimbó. A jam foi meio de improviso, um sem conhecer o outro, mas mesmo assim rolou bem legal .